• Sunalizer

Energia solar gera economia de R$4.882 em somente um ano.

Atualizado: 9 de Jul de 2020



Há exatamente 1 ano, comecei a gerar energia na minha própria residência. Desde então, a promessa de redução da conta vem sendo cumprida com louvor.


Não é a primeira vez que falo sobre a economia que a energia solar vem me proporcionando. Para ser mais exato, falei sobre o assunto logo após um semestre acompanhando a geração do sistema, quando já era possível falar dos primeiros resultados.


Mas no papel de especialista em energias renováveis e CEO da Sunalizer, além de consumidor, confesso que minha constante avaliação também é resultado da busca de sempre validar nossas projeções e proposta de valor para o mercado. 


Até porque, é natural que algumas pessoas ainda duvidem da tecnologia. Afinal, ninguém gosta de “perder dinheiro” e uma inovação com tal promessa tão tentadora de economia, de fato, nos faz duvidar.


Então – como se diz popularmente – é melhor “desenhar” as provas de que a energia solar realmente gera economia (e que economia!), bem como é uma tecnologia segura e funcional. 

Aqui está a prova:

Conta de energia de Outubro de 2018

Conta de energia de Setembro de 2019.

Neste caso, o valor da conta foi menor que o mínimo cobrável, sendo acumulado para o próximo mês.

Vencido o primeiro obstáculo e sabendo que a tecnologia funciona de fato, ainda ficava a questão: o quão bem isso funciona? Sendo o investimento significativo, “só funcionar” não é o suficiente. O retorno financeiro precisa ser estável e contínuo, de forma a justificar o que foi pago pelo sistema. 


Novamente, a resposta é bastante positiva!

Resultados constantes

Contra fatos não há argumentos. Então, provando que o investimento valeu a pena, faço questão de mostrar a geração real de energia mês a mês e aproveito para compará-la com as projeções das ferramentas utilizadas pela equipe de engenheiros da Sunalizer a um ano atrás.


A tabela a seguir exibe a geração prevista pela nossa plataforma, a geração real do sistema e a diferença percentual. 


Por exemplo, em janeiro de 2019, tivemos uma geração 21% acima daquela prevista por nossas ferramentas.

A fim de facilitar ainda mais visualização, vejamos agora o gráfico comparativo resultante da geração mensal:



Observe que, com a exceção de novembro, em todos os outros meses o potencial gerado ficou acima do projetado. 

Portanto, a economia não só foi proporcionada pelo sistema, como também foi além do esperado. Consegui ainda gerar créditos de energia que serão convertidos em economia nos próximos meses.

Retorno do investimento garantido com sucesso e em um prazo abaixo do projetado!

Atenção aos detalhes

É importante ressaltar que durante o período de 1 ano foi necessária a realização de uma limpeza dos painéis 2 vezes por ano, para que pudessem manter a sua geração dentro no patamar desejado


Na imagem abaixo mostro os resultados de uma das limpezas efetuadas e o ganho em produção de energia, constatando que a limpeza de fato provocou um aumento de 14,9kWh no 29/06/19 para 18,6kWh no dia 06/07/19, ou seja, um aumento de 25,7% na geração de energia elétrica entre os dois dias.


Por isso, recomendamos que seja feita essa manutenção periodicamente – de uma a quatro vezes por ano -, dependendo das condições do local e quanto de poeira e sujeira acabam depositadas nos painéis solares.

Conclusões


Por fim, o que observamos diante de todas as provas é:

  1. A energia solar fotovoltaica funciona sim e muito bem!

  2. Um sistema bem projetado, com ferramentas adequadas e equipamentos de qualidade, poderá, inclusive, superar suas expectativas.

  3. Instalada da maneira adequada, sua geração é altamente previsível.

  4. A economia proporcionada pela energia solar é muito grande, principalmente comparada ao valor do investimento. O retorno é da ordem de 30% ao ano, podendo ser até superior em estados como Rio de Janeiro.

Ficou curioso para saber qual seria a economia que poderia obter em sua casa ou negócio?


Conheça nossa ANÁLISE DE VIABILIDADE, e a nossa forma de trabalho com o MÉTODO SUNALIZER


Entre em contato a a gente e ficaremos felizes em te ajudar com o seu projeto! QUERO SABER MAIS


E por último, não deixe de assinar nosso blog para receber mais novidades como esta.


Diego Loureiro

CEO|Sunalizer

diego.loureiro@sunalizer.com

664 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo