• Sunalizer

Termos e expressões sobre energia solar que você deveria saber


Autossuficiência energética, célula solar, gerador, conversor, distribuidora... a partir de agora, você verá essas palavras e saberá o que elas indicam (e o porquê de serem importantes)



Hoje, muito se fala da energia solar e de seus benefícios – aqui no blog Sunalizer, o que não faltam são matérias mostrando como ela pode fazer a diferença no seu dia a dia. (Confira aqui!)

Porém, junto a essas vantagens e a discussão do tema, aparecem várias palavras e expressões próprias desse universo. Algumas acabam ficando claras dentro do contexto, mas nem sempre é assim!

Então, que tal esclarecer isso de uma vez por todas?

Assim, quando você for instalar a tecnologia e, principalmente, solicitar as cotações do sistema solar, você será capaz de analisar as propostas.

Autoconsumo (ou consumo interno): é quando você consome a energia que você mesmo produz. Simples assim!


Com um sistema de energia solar, seu imóvel gera uma quantidade de energia renovável diária que é consumida no momento que a luz é acesa, quando o chuveiro é usado e outros aparelhos eletrodomésticos são ligados... ou seja, tudo aquilo que demanda eletricidade.

E é esse autoconsumo que define uma das principais vantagens da energia solar: a economia que você terá na conta de luz.

Afinal, se você consome aquilo que precisa, não tem que pagar para usar pela produção de outra pessoa – distribuidoras e concessionárias.

Autossuficiência energética: é quando a energia elétrica produzida é suficiente para atender suas necessidades. Dessa forma, você não precisa usar a energia vendida pela distribuidora.

Distribuidora: é a empresa pública ou privada (mas com permissão governamental) responsável pela rede de distribuição elétrica, sua manutenção e por garantir que os consumidores recebam a energia.

Compensação energética: é o que acontece quando seu sistema solar gera mais energia do que você consome. Com a devida autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), você pode disponibilizar esse excedente para a rede da distribuidora, de forma que ele será contabilizado como um “crédito”, para que seja utilizado em seu imóvel durante a noite ou outros períodos em que o sistema não produz.


[Aqui no Brasil, não é possível vender/monetizar esse crédito]

Tempo de retorno do investimento (Payback): é o tempo que leva para que o valor economizado nas faturas de energia elétrica passe a equivaler ao que foi investido na instalação do sistema solar. Cada imóvel tem um termo de retorno. Mesmo assim, ele é, em média, inferior a ¼ da vida útil do sistema solar (20 anos).

Essas expressões que mostramos referem-se a questões mais comportamentais. Mas existem também os termos sobre componentes bastante técnicos e que não cansam de aparecer:

Painel fotovoltaico (ou módulo solar): é a placa formada pelo conjunto de células fotovoltaicas conectadas. Ela conta com terminais de conexão para que seja feita a instalação.

Célula fotovoltaica: é um dispositivo elétrico que tem a capacidade, através de processo físico e químico, de transformar a luz solar em energia elétrica.

Gerador: é o conjunto de todos os elementos que compõem a instalação fotovoltaica e que são necessários para distribuir a energia de acordo com a demanda do imóvel. Basicamente, é o que transforma e energia solar em energia elétrica.

Inversor: é o equipamento responsável por transformar a corrente contínua de energia produzida pelos painéis em corrente alternada, que é o formato em que a energia pode ser utilizada pelos diferentes eletrodomésticos e necessidades cotidianas.

Está vendo como não tem segredo? A questão é que nem sempre as pessoas querem que você entenda. Isso porque, se você não entender, dificilmente vai questionar...

Na Sunalizer, um dos nossos principais objetivos é oferecer total transparência a todos os aspectos da energia solar. Por isso realizamos (de forma grátis) cotações explicando todos os componentes envolvidos no seu sistema e contamos com uma plataforma de instaladores registrados e verificados. Você pode conferir em: www.sunalizer.com.br

Se ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais, entre em contato com a gente!

20 visualizações0 comentário