• Sunalizer

Sunalizer, uma plataforma online para ajudar pequenos instaladores a conseguirem mais clientes.

Sim, é isso mesmo! Assumimos a missão de ajudar a pequenas e médias empresas de instalação de energia solar a mostrarem seu valor e conseguirem mais clientes.





Tudo começou no final de 2018, quando tomei a decisão de instalar energia solar na casa de minha mãe em Porto Ferreira no interior do estado de São Paulo.


Inicialmente, minha ideia naquela época era solicitar cotação a empresas de instalação de energia solar (ou mais conhecidos como "Integradores"), e avaliar como estavam oferecendo os produtos, preços, qualidade, etc, para que assim eu pudesse avaliar a oportunidade de montar uma empresa de instalação de energia solar no Brasil e começar a oferecer esse serviço para possíveis interessados em gerar sua própria energia.


Na minha cabeça eu pensava: "trabalho a 15 anos com energias renováveis, ja desenvolvi projetos no Brasil, Chile, Peru e Argentina, agora acho que chegou meu momento.."


Porém a realidade que eu encontrei (que contarei a seguir), foi bem diferente do que eu esperava, e isso se comprovou durante os últimos 2 anos que levamos para criar uma solução para o setor de energia solar.


Segue comigo que vou contar o problema que encontramos e a solução que estamos criando e se você possui uma empresa de instalação ou é um integrador solar, tenho certeza que vai concordar comigo.

Tipos de empresas de instalação


O primeiro ponto que observamos, foi que no mercado de instalação de energia solar existem 4 grandes grupos de empresas, e se você pertence ao Grupo 2 com certeza vai concordar com a gente:


  1. Grupo 1 - Grandes empresas de instalação, como ENEL, Engie, CPFL, Energisa (que a pouco tempo desistiu do setor de geração distribuída), etc.

  2. Grupo 2 - Empresas integradoras de pequenas e médio porte com profissionais qualificados e com muito conhecimento e capacidade técnica para execução dos projetos

  3. Grupo 3 - Empresas sem nenhuma ou pouquíssima qualificação, as quais eu "carinhosamente" chamo de "piratas do setor", normalmente formadas a pouco tempo e por pessoas que fazem cursos de finais de semana e saem vendendo e executando projetos sem a menor ideia do que estão fazendo, gerando riscos para aqueles que compram e contratam seus serviços

  4. Grupo 4 - E por último, instaladores independentes, que normalmente são formados por pequenos grupos que são contratados pelas grandes e médias empresas de integração para auxiliar na construção dos projetos em suas cidades ou região.

Nesses grupos notamos já de cara que algumas empresas do Grupo 1 são integradores e ao mesmo tempo distribuidores, ou seja, tem acesso aos clientes e tem dinheiro!


Como é que competimos contra isso?


Problemas


Além da competição injusta com as grandes empresas, o principal problema que identificamos está no total desconhecimento das pessoas e/ou empresas que compram ou contratam serviços com as empresas de integração, problemas esse que se resumem a:


  • Não conhecem a tecnologia, e com isso não tem condições de avaliar se uma proposta é melhor do que a outra (sinceramente é quase impossível comparar as propostas);

  • Não sabem como comparar se o preço é justo ou não, porque não sabem avaliar a qualidade do que está sendo oferecido;

  • Cada empresa apresenta uma quantidade diferente de painéis, como é que vão saber qual está certa e qual está errada? (na minha casa recebi propostas entre 8 e 12 painéis);

  • Não podem comprovar se as economias informadas pelos instaladores estão calculadas de forma correta, o frequentemente não estão, porque querem apresentar ao cliente que o sistema é o melhor do mundo!;

  • Não tinham aonde comprovar se a empresa que estava oferecendo os serviços tinha experiência ou não, ou seja, quantos projetos tinham executados, aonde, para quem?;

  • Não sabiam como tinham sido essas instalações: saiu tudo bem? Tiveram problemas? Atrasos? Limpeza? Educação? Comprometimento?

Em um cenário como esse observamos que as empresas do Grupo 2, ou seja, as empresas que são sérias o com boa reputação , frequentemente perdiam as propostas para empresas menos qualificadas que normalmente apresentavam um valor abaixo do mercado.

Por um instante, se coloque na posição das "mães" desse mundo, que querem instalar energia solar, e chega uma pessoa com boa lábia e apresenta um projeto que no papel parece lindo, gera muita energia e com um preço mais barato que o seu, que por sua vez foi calculado corretamente, com bons equipamentos e será executada por uma empresa com muita experiência e com excelente profissionais mas custa um pouco mais caro que seu concorrente com boa lábia.


Como você se defende em um cenário como esse? Como mostra seu valor quando ambos dizem que são os melhores do mercado?


Nesse momento você ja deve estar imaginando a quantidade de vezes que passou por isso no último ano correto?


É eu seu, realmente é triste, e se é triste para você imagina para quem contrata e não tem idéia do risco que esta correndo.


E foi exatamente devido a esse seu problema, e diante da dificuldade das pessoas saberem quem é bom e quem é ruim nessa indústria que criamos a Sunalizer, ideia que se tornou realidade no dia 26 de junho de 2020 quando depois de muito esforço, dias sem dormir e uma imensidão de "faz, apaga e refaz códigos" que colocamos nossa plataforma online.


E qual nosso real interesse por trás de todo esse comprometimento e esforço?


Como diz nosso Slogan, queremos simplificar a energia solar, e para isso nos comprometemos a 2 anos atrás nos comprometemos a:


  • Torna-la a energia solar acessível a maior quantidade de pessoas;

  • Ajudar e criar soluções que as empresas sérias do setor possam mostrar seu valor, sua experiência, sua reputação, permitindo, no momento de uma disputa por um projeto, mostrarem a seus clientes que são melhores que os concorrentes; e

  • Entregar as pessoas interessadas em instalar energia solar, ferramentas e soluções que permitam a estas tomarem a melhor decisão, a um preço justo (não o mais barato), e contar com profissionais experientes para construir um projeto que tem que durar pelo menos 20 anos!

Para isso nos comprometemos a ser uma empresa completamente independente, ou seja, não temos nenhum tipo de associação com empresas de instalação, fabricantes de painéis, instaladores.


Também não queremos ser a plataforma com mais instaladores cadastrados, mas sim queremos ser a plataforma com as melhores empresas de instalação e integração do país, porque estamos convictos de que é assim que se constrói um legado digno de ser lembrado.


Realmente queremos que empresas sérias como a sua prosperem no setor, porque isso significa que juntos fizemos um bom trabalho.


Continuaremos nosso trabalho de forma incansável, buscando formas, soluções e criando ferramentas para te ajudar e isso somente será possível se trabalharmos de forma conjunta.


Sendo assim, deixo aqui o convite para que conheça nossa solução fazendo o cadastro gratuito de sua empresa, com isso você poderá cadastrar seus projetos, começar a receber avaliações e começar a se destacar de seus concorrentes.


Gostaria muito de poder conversar com cada um de vocês e entender a melhor forma de te ajudar, por isso deixo abaixo meu email e espero em breve poder te conhecer.


Um grande abraço


Diego Loureiro

CEO|Sunalizer

diego.loureiro@sunalizer.com

87 visualizações0 comentário