• Sunalizer

Podem existir diferença de preço entre dois instaladores para uma mesma instalação solar?

Atualizado: Abr 23



Lamentamos informar mas sim pode existir diferenças! E para piorar ainda mais o cenário essas diferenças podem ser maiores do que você imagina.


Se você quer saber o que está por tras e o que pode fazer para não ser enganado, leia este artigo até o fim, pois tenho certeza de que será de grande valia para o momento que você tomar a decisão de instalar energia solar em sua casa, comércio ou indústria.


Muitos fatores compõem o serviço de instalação de energia solar fotovoltaica e acabam influenciando em seu valor. Mas sem conhecimento e confusos entre muitas informações, clientes Apodem ficar perdidos e até ser enganados

A energia solar fotovoltáica vive um momento bastante importante no Brasil e no mundo, apresentando um crescimento exponencial que gera desenvolvimento por meio de postos de trabalho e oportunidades em toda sua cadeia produtiva.


Envolvido nesse crescimento acelerado, aparece o papel do integrador ou das empresas de integração solar, os quais, usualmente, chamamos de instaladores, responsáveis por tornar os projetos de energia solar reais. As funções desempenhadas por eles vão desde a apresentação de propostas para instalação, elaboração dos projetos, definição e compra dos equipamentos, até transporte, montagem, tramitação de autorizações e, por fim, obtenção da aprovação para início de operação junto às distribuidoras elétricas.


Contudo toda essa realidade não se desenvolve facilmente. E para exemplificar as complicações que costumam surgir logo no começo, concretizadas na disparidade dos preços, apresentamos a seguir um caso verídico no qual o cliente, futuro produtor e consumidor de energia solar, se viu em um dilema para escolher o instalador.


👉 Simule sua economia https://www.app.sunalizer.com/calculadora-energia-solar-br01

👉 Como funciona a Sunalizer: https://www.sunalizer.com.br/como-funciona

👉 Fale conosco e tire suas dúvidas: Whatsapp

CASO REAL: INSTALAÇÃO COMERCIAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO

O cliente em questão recebeu propostas de quatro instaladores da região e pediu ajuda da Sunalizer porque estava com dificuldades de avaliar, comparar e definir com qual deles deveria executar o projeto. Veja abaixo o preço total sugerido por cada instalador:

Como é possível observar, a diferença entre o preço mais alto e o mais baixo foi superior a 80% − valores muito diferentes, que dificultam para qualquer pessoa sem conhecimento do setor tomar uma decisão, além de ficar se questionando sobre os motivos da disparidade. Nesse cenário, outra pergunta que vem à mente é: “será que a quantidade de painéis necessários apresentados por cada empresa é a mesma?”


Pois bem! Vejamos:


Definitivamente não! Como demonstrado no gráfico acima, um dos instaladores sugeriu instalar 117 painéis, enquanto o outro propôs instalar 173, ou seja, uma variação de quase 50%. E mais: a proposta com 114 painéis foi mais cara que a de 173!

Confrontando o preço e a quantidade de painéis sugeridos, pudemos determinar o valor associado, por cada instalador, à cada kWp que seria instalado. [Na indústria solar, usa-se a letra “p” junto ao kW para indicar que estamos falando da potência dos painéis e não dos inversores].

Nessa lógica (ou na ausência de uma), os valores continuaram muito divergen- tes, com uma variação de quase 60% entre eles, o que mostrou que realmente não é uma tarefa fácil escolher qual instalador contratar para o projeto.

E para complicar ainda mais a questão, o ideal é fazer uma revisão detalhada de outros parâmetros apresentados (ou não) pelos instaladores, entre os quais:

  • Modelos e marcas dos equipamentos: algumas cotações não constavam essas informações. Isso é como se alguém falasse o preço de um carro sem citar o modelo e a marca.

  • Garantia: em projetos como esse, é necessário que o instalador informe as garantias dos equipamentos e de instalação. Afinal, não se está comprando algo para durar um ou dois anos. Lembre-se de que os painéis solares de boa qualidade têm vida útil, garantida pelos fabricantes, de 20 a 25 anos.

  • Potencial de geração: se estamos comprando equipamentos para gerar energia, queremos a garantia que o sistema funcionará e, consequentemente, que gerará uma quantidade mínima de energia ao longo dos anos. No caso apresenta- do, nenhuma das empresas deu essa garantia.

  • Formas de pagamento: entre as propostas, algumas não informavam como seria feito o pagamento e outras pediam 100% dele na assinatura do contrato. Contudo, para a segurança de ambas as partes, é melhor os pagamentos acompanharem os avanços do projeto. Ainda sugerimos deixar um valor final (superior a 10% do valor do contrato) para quando o projeto estiver 100% operando.

A ESCOLHA


Diante desse cenário complexo, pedimos ao cliente autorização para solicitar cotações aos instaladores registrados na plataforma Sunalizer, para que, seguindo um processo detalhado, tivéssemos a oportunidade de melhorar as propostas.


Assim, o resultado obtido foi :


Ou seja: "ao padronizar o processo e obrigar os instaladores a apresentarem todas as características, valores e parâmetros necessários, foi removida a barreira para a especulação. Isso fez e faz com que, em mais de 95% das vezes, conseguimos melhorar os preços, as garantias e a qualidade dos produtos, oferecendo a tranquilidade necessária para as pessoas tomarem melhores decisões."


Esse é um de muitos exemplos que presenciamos todos os dias na Sunalizer, e quando nos perguntam o que deve ser feito para evitar esse tipo de coisa, sempre nossa resposta é a mesma, antes de sair e contratar uma empresa para fazer a instalação assegure-se de saber exatamente o que você necessita, evitando assim que te "empurrem" mais equipamentos que você necessita, ou que te cobrem um valor muito fora do mercado.


Caso você não saiba com quem se assessorar, fique a vontade para entrar em contato com a gente, ficaremos felizes em poder te ajudar a tomar a melhor decisão.


👉 Simule sua economia https://www.app.sunalizer.com/calculadora-energia-solar-br01

👉 Como funciona a Sunalizer: https://www.sunalizer.com.br/como-funciona

👉 Fale conosco e tire suas dúvidas: Whatsapp


Diego Loureiro

CEO | Sunalizer

diego.loureiro@sunalizer.com



57 visualizações0 comentário