• Sunalizer

Persianas transformam luz solar em energia elétrica


Funcionais, econômicas e sustentáveis. Essas são algumas das características de persianas criadas por uma empresa espanhola, prometendo mais uma revolução no mercado energético



Não tem mais o que discutir: a energia solar veio para ficar. Não só isso; veio para dominar. É só olhar a quantidade de tecnologias que vem surgindo baseadas em energia solar. E o mais legal é que, não raramente, elas são ferramentas já existentes, que tem suas funções ampliadas ou potencializadas pela luz solar. Por exemplo: quem não tem cortinas em casa?


Recentemente, uma inovação que chamou atenção no mercado de inovações e de energia foi persianas inteligentes, que vão muito além de impedir a penetração do sol em um ambiente; elas captam os raios solares, transformando-os em energia elétrica.


Dessa forma, a proposta é parecida com a dos painéis solares, mas com um formato muito mais prático tanto no uso quanto na instalação. Com elas, a cada metro quadrado de janela coberta e exposta ao sol, são produzidos 100W/h – pode não parecer muito, mas já dá para carregar alguns eletrônicos, como smartphone, notebook e até ligar a TV.


Inclusive, segundo a SolarGaps, empresa espanhola responsável pela invenção, a estimativa é que seja possível reduzir até 30% da conta de energia elétrica.


Eficiente e inteligente


Claro que uma invenção como essa tinha que apresentar uma boa usabilidade também. Sendo assim, as persianas podem ser programadas por meio de um aplicativo (disponíveis para Android e iOS), o qual também fornece relatórios sobre a produção de energia.


E o usuário não precisa nem se preocupar em achar a melhor posição para elas: essas cortinas ajustam automaticamente o ângulo para aumentar a eficiência da produção energética.


Elas ainda podem fazer parte da automatização dos lares, sendo integradas aos assistentes virtuais Alexa, da Amazon, e Google Assistant.


Outras características das cortinas inteligentes:

  • Funcionam em temperaturas de -20°C a 60°C;

  • São instaladas externamente;

  • São totalmente retráteis;

  • São resistentes ao vento (contam com cabo de aço durável);

  • Durabilidade de 10 anos.


Menos pegadas pelo mundo


Mas reduzir os gastos com energia não é o único objetivo do inventor das persianas Yevgen Erik, CEO de SolarGaps. “A ideia de combinar painéis solares e persianas me veio quando vi girassóis no campo virando para fica de frente para o sol. Com a minha invenção, quero garantir que todo mundo seja responsável por salvar nosso planeta”.


E não é que ele conseguiu?! Com as cortinas inteligentes, o usuário deixa menos pegadas de carbono no mundo. Aquele mesmo um metro quadrado de cortina evita a emissão de até 10g de carbono. “Mesmo os donos de propriedades residenciais ou comerciais, sem acesso ao telhado, podem começar a gerar ‘energia verde’”, ressaltou o CEO.


Por enquanto, essa novidade não tem data para chegar no Brasil. Mas isso não quer dizer que a energia solar não é para você.


Faça a cotação de um sistema solar para seu imóvel e comece a economizar o quanto antes! Entre em contato com a Sunalizer (clique aqui)

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo