• Sunalizer

O que é e como funciona um kit de autoconsumo solar?

Nas suas pesquisas sobre energia solar, você já se deparou com essa possibilidade? Veja para que eles servem e se podem ser a solução para suas necessidades



Nada de enrolação. Vamos direto ao primeiro ponto: um kit solar de autoconsumo é um conjunto de equipamentos que permitem que você instale as placas solares fotovoltaicas em sua propriedade.

Na maioria, são compostos por:

  • Painéis solares;

  • Inversor;

  • Estruturas de suporte (para colocar os painéis no telhado)

  • Cabos e conectores.

Mas, com essa configuração, existem diferentes tipos de kit, que variam conforme a maneira com que você pretende utilizar a energia gerada pelo sistema. Alguns exemplos são:

  • Instalação de autoconsumo sem armazenamento: é o kit mais comum para casas e que não inclui baterias.

  • Instalação de autoconsumo isolada: normalmente, quando o imóvel onde serão instalados os painéis solares não têm conexão direta com a rede de fornecimento de energia, é necessário instalar baterias, a fim de que haja fornecimento de energia a qualquer momento do dia (inclusive na ausência de sol).

  • Instalação com bomba solar: esse kit é usado para o bombeamento de água de poço e atividade agrícola em propriedades rurais, sendo que funciona apenas durante poucas horas no dia. Isso porque, normalmente, os poços ficam em lugares distantes de redes elétricas. Ele é composto, quase sempre, por bomba de água, painéis solares, suporte e, às vezes, baterias.

Como instalo o kit?


Antes de ir na teoria “faça você mesmo”, é importante reconhecer que para fazer uma instalação fotovoltaica (bem como qualquer serviço que envolva energia elétrica), é necessário ter conhecimentos técnicos sobre tecnologia, eletricidade, estrutura do local... conhecer todos os fatores é essencial para garantir sua segurança e a qualidade da instalação!


Dessa forma, o primeiro passo é conhecer o lugar onde serão instalados os painéis – no chão ou no telhado – e em qual direção. Afinal, você quer e precisa do maior tempo de exposição ao sol. Sendo assim, também deve-se ficar atento às possíveis sombras que podem sobrepor as placas e a inclinação que elas devem ter.


Mas não basta só posicioná-las de forma correta. O material dos equipamentos precisa ser de qualidade para que o resultado obtido esteja de acordo com o potencial prometido. E isso você só vai saber tendo conhecimento sobre o kit e seus componentes.


Além disso, você precisará ter todas as ferramentas adequadas (de manuseio e segurança) para fazer a instalação e as permissões dos órgãos responsáveis para realizá-la. Sim, você precisa ter autorização para colocar o sistema, ficando responsável por qualquer possível falha decorrente dele ou de sua utilização


É importante lembrar ainda que a ligação elétrica da instalação fotovoltaica será efetuada com a já existente no local (o painel de ligação principal). Por isso, deve-se ter muito cuidado para evitar qualquer tipo de acidente elétrico que possa causar danos a pessoas ou ao imóvel.


Agora sim! Se você tem CERTEZA que atende a todos esses requisitos, está pronto para instalar seu kit de autoconsumo solar.

Pensando bem e com calma....


Até que dá para “fazer você mesmo”. Mas, exatamente por tudo que expusemos aqui, não parece a decisão mais sábia. Não é porque você pode, que você deve.


Até por isso também, voltamos a enfatizar os motivos óbvios:


Primeiro, por razões de segurança. Por mais apto que você julgue estar, a falta de preparação técnica pode representar graves riscos.


Depois, você não quer jogar dinheiro fora, não é mesmo?! Graças à evolução da tecnologia fotovoltaica, os preços estão ficando mais e mais baratos. Mesmo assim, ela ainda representa um investimento significativo, que deve ser feito de forma consciente.


O custo de um kit solar de autoconsumo pode ser atraente, mas você deve estar ciente de todo o processo necessário para conseguir uma instalação fotovoltaica segura, confiável, durável e lucrativa – bem ter CERTEZA ABSOLUTA da sua aptidão para que colocá-lo em prática!


Ou seja, nosso melhor conselho é: procure empresas com experiência no assunto e evite problemas e acidentes.

Se você está pensando em investir no sistema fotovoltaico, entre em contato com a Sunalizer. Nossos profissionais encontrarão as melhores ofertas de instaladores para atender suas necessidades e de seu bolso!


Inclusive, temos em nossa plataforma os melhores instaladores, cadastrados de acordo com a região em que atuam e sua credibilidade. Clique aqui e confira!


Solicite gratuitamente seu orçamento. Informe-se!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo