• Sunalizer

Meu telhado aguenta os painéis solares?

Atualizado: Mar 28

👉 Simule sua economia https://www.app.sunalizer.com

👉 Como funciona a Sunalizer: https://www.sunalizer.com.br/como-funciona

👉 Fale conosco e tire suas dúvidas: Whatsapp


Como toda tecnologia, o sistema para a produção de energia fotovoltaica demanda uma estrutura mínima de suporte. É necessária uma análise técnica para evitar sustos ou prejuízos



É provável que você já tenha se deparado com notícias ou imagens alarmistas de telhados com painéis solares que vieram abaixo – seja diante de tempestades ou “de repente”. Mas antes de achar que toda instalação de energia solar é insegura, vamos com calma! É preciso analisar o que levou a essa situação. E, normalmente, significa que temos que avaliar o telhado em questão.


Será que ele tinha condições de suportar as placas?


Primeiro de tudo, a resposta para essa pergunta não pode vir de “achismos”. Avaliar essa questão depende de conhecimento. Então, especialistas são muito importantes nesse momento.


Não se deixe enganar por empresas que dão um parecer sobre seu telhado sem fazer uma avaliação local e com base em determinados parâmetros.


Características do telhado


Como dissemos, o primeiro passo é um engenheiro (especialmente civil ou mecânico) ir “conhecer” o local onde o sistema será instalado. Assim, ele pode medir as dimensões do telhado e verificar suas qualificações, como o material que o compõe, seu perfil, espessura, categorias de telhas usadas, vigas...


Se por algum motivo, a ida do profissional até o local não for possível, fotos e dados prévios sobre a estrutura podem ajudar, mas não é o mais recomendado.


Um detalhe importante: esse serviço não pode e não tem porque ser cobrado à parte. Fique atento com gente querendo ganhar “por fora”.


Outro aspecto que deve ser incluído na avaliação são as condições naturais da região. Ou seja, os fenômenos naturais mais comuns, como vento e chuva, e a forma como eles incidem na área.


Embora não dê para prever a quantidade ou quando ocorrerão, é importante que o projeto do sistema solar considere que eles acontecem inevitavelmente. Sendo assim, os cálculos da estrutura devem acrescentar aspectos como velocidade do vento e volume de chuva, mesmo com valores estimados (sempre para cima).


Ainda fazem parte da análise, o peso do próprio telhado, das telhas, dos painéis solares (incluindo o sistema de fixação) e de acessórios – além da sobrecarga acidental de fenômenos naturais, como já falamos.


Com as informações em mãos, a equipe da empresa instaladora pode fazer o cálculo se o telhado aguenta a quantidade de placas fotovoltaicas necessárias para o projeto.


O número depende da sua necessidade de produção de energia. Você pode estimar esse número usando, gratuitamente, a calculadora Sunalizer: https://www.app.sunalizer.com/calculadora


Meu telhado não aguenta. E agora?


O resultado das contas pode indicar a viabilidade do telhado ou o contrário. Mas, em caso negativo, isso não quer dizer que você não possa instalar o sistema de energia solar.


Se as estruturas do seu telhado não forem preparadas para dar o suporte necessário, é totalmente possível fazer um reforço estrutural.


A complexidade varia de acordo com cada caso, mas a solução também deve ser apresentada pelo engenheiro.


E antes que o medo com os gastos faça você pensar em desistir, saiba que é muito raro esse tipo de reforço inviabilizar o projeto.


Impossível? Jamais!


Nosso intuito aqui foi mostrar que não dá avaliar a aptidão de um telhado só olhando ou sem uma análise ponderada. Mas com a assistência certa, essa avaliação é fácil e faz parte do projeto.


Uma má avaliação pode resultar em grandes prejuízos (como a perda total do sistema) ou em risco à vida humana. Depois, não dá para culpar o azar nem os sistemas de energia solar! - ainda mais já que é totalmente possível evitar acidentes seguindo os procedimentos corretos.


Para aqueles que estão interessados na energia solar ou têm dúvidas a respeito da instalação, a Sunalizer oferece uma consultoria tanto para fazer a avaliação quanto para a escolha de uma empresa idônea e certificada para realizar o trabalho.


👉 Simule sua economia https://www.app.sunalizer.com

👉 Como funciona a Sunalizer: https://www.sunalizer.com.br/como-funciona

👉 Fale conosco e tire suas dúvidas: Whatsapp


Caso tenha dúvidas, precise de ajuda, ou queira conversar sobre a energia solar, entre em contato conosco, e ficaremos felizes em poder conversar contigo, pois sabemos que quanto mais você entender sobre a energia solar, mais confiante vai ficar para tomar a decisão de gerar sua própria energia.


Se você gostou, compartilhe e deixe seu comentário.


Um abraço e até breve!


Diego Loureiro

CEO | Sunalizer

dl@sunalizer.com

www.sunalizer.com.br

24 visualizações0 comentário