• Sunalizer

Faça sua casa ser (quase) autossuficiente

Mudanças em pequenas ações rotineiras podem fazer toda a diferença quando falamos em economia, sustentabilidade e independência energética


No nosso dia a dia, poucos momentos são tão frustrantes quanto ficar sem energia elétrica. Parece que a vida para e não dá para fazer nada. Se isso acontece no período noturno, é ainda pior. E ficar em água, então?! Não dá nem para ir ao banheiro.


A nossa dependência com esses sistemas é muito grande e, infelizmente, costumamos ter pouco controle. Mas já pensou como isso seria diferente se você tivesse sua própria produção de água e luz? Isso significaria:

  • Maior controle da situação;

  • Uma significante economia com as contas mensais;

  • Ter uma casa autossuficiente.


Como tornar realidade


Ser autossuficiente nada mais é que “se bastar”, ou seja, não depender dos outros para atender suas próprias necessidades. Quando usamos esse conceito relacionado a imóveis, estamos falando de lares que não precisam de fontes externas de abastecimento, já que produzem o que consomem.


O primeiro passo para que esse cenário seja real é reduzir o consumo o estritamente necessário e aproveitar dos recursos naturais (e renováveis) para viver esse que também é o sonho de sociedade para aqueles que lutam pela conservação do meio ambiente.


Além de economizar de forma geral (uma dica boa para diferentes aspectos da vida), vamos pensar agora mais especificamente em como diminuir o uso de energia elétrica. Alguns passos que podem ajudar são:


  • Utilizar luz solar o máximo de tempo possível (por isso, pensar em alternativas construtivas que levem isso em consideração);

  • Instalar painéis solares fotovoltaicos para produção de energia solar;

  • Sempre apagar a luz ao sair de um cômodo;

  • Escolher eletrodomésticos com tecnologia de baixo consumo de energia e deixá-los fora da tomada quando não estiverem em uso;

  • Ficar atento ao modo de funcionamento dos aparelhos. No caso das máquinas de lavar, por exemplo, optar por aqueles de menos ciclos – assim se economiza energia e água.


Planeta água?


Assim como com a energia, podemos pensar em alternativas para economizar água. Nesse caso, ser autossuficiente é praticamente impossível para quem vive na cidade. Mas isso não quer dizer que certas atitudes não possam ajudar para que haja uma menor dependência.


Assim, algumas alternativas são:

  • Sempre deixe a máquina de lavar louça cheia antes de ligá-la;

  • Escove os dentes com um copo d'água;

  • Priorize banhos rápidos;

  • Reutilize a água do chuveiro e da máquina de lavar roupa para outras atividades, como limpar a casa e regar as plantas;

  • Verifique a torneira e os encanamentos regularmente para evitar vazamentos.


Solução solar


O objetivo de uma casa autossuficiente não é apenas redução do consumo. Quando possível, a ideia é que ela produza grande parte do que consome. Especialmente quando falamos de energia.


Nesse sentido, não existe melhor solução que a energia solar. Além de oferecer mais autonomia, o sistema resulta na diminuição da pegada de carbono e contribui para o desenvolvimento sustentável.


Vale realmente a pena conhecer melhor essa alternativa e, se possível, contar com ele em seu imóvel. Para saber mais – e até fazer uma cotação gratuitamente –, entre em contato com a Sunalizer: www.sunalizer.com.br


Se quiser, aproveite e já use a Calculadora Sunalizer (www.app.sunalizer.com/calculadora) para projetar qual seria as características do seu projeto e os benefícios que teria com ele!

9 visualizações0 comentário